Aqui estao as experiencias de uma jovem aprendiz da turma 2002.2 do curso de Formacao de atores da Universidade. O titulo e uma homenagem a minha mais fiel companheira de infancia, a Anita, "Anita no circo", "Anita no zoologico", "Anita no balet"...   


Amigos da Ju Dicas da Ju Colagens da Ju Fale com a Ju e-mail Arquivo

terça-feira, setembro 17, 2002 :::
 
Well, meu trabalhinho.
.
Apresentacao:
.
.


.
.
Conteudo:
.
.
O Mestre e o Aprendiz
.
O ato de Aprender, e muito mais complexo do que se imagina. Para isso são necessários dois elementos: o Mestre e o Aprendiz, cada qual com suas funções específicas.
O Mestre possui uma responssabilidade muito grande, talvez a maior de todas, pois apresenta ao Aprendiz o único bem que nunca podera lhe ser tirado, e que carregará aonde for e para o resto da vida, o Conhecimento. Cabe a ele indicar o caminho a ser seguido, e através desse caminho, ao colher suas proprias experências, o Aprendiz se encontrará apto a utilizar o conhecimento adquirido.
Como disse a tarefa do Aprendiz não e tão simples como parece, é necessário que ele saiba aprender. Para isso deve estar desprovido de preconceito, ouvir, ser humilde e aceitar tudo que está lhe sendo passado.
Não faz sentido para alguém que está disposto a aprende algo, ter uma opinião formada sobre o assunto; isto é, ter preconceito. Pois se já possuirmos um conceito a respeito do que será aprendido, porvavelmente rejeitaremos o “novo”. O preconceito e muitas vezes “justificado” como “medo do desconhecido”. E isso um Aprendiz nunca pode ter, medo daquilo que não conhece, ele deve esta aberto aos ensinamentos para poder retirar deles novas experiências. Portanto ele deve esvaziar a sua mente e deixar o Mestre guia-lo, por um caminho que que o leva para o lugar no qual se encontra tudo o que o Aprendiz necessita: seu Interior.
Nada adquirido ao longo desse caminho deve ser descartado, pois se nao vemos utilidade hoje, muito provavelmente veremos no futuro. Certamente tudo vai se encaixando aos poucos e encontrando seu lugar. Como se o Conhecimento fosse uma máquinha, e cada experiência, uma peça fundamental para o funcionamento dessa máquina; e quanto mais peças acrescentamos, mais poderosa essa máquina se torna, e mais funcões ela podeá exercer.
O Aprendiz deve ter muita paciência, pois essa utilidade pode demorar a ser enxergada. O caminho pode ser longo, mas deve ser percorrido desde o começo. Não podemos olhar somente para frente ao percorre-lo pois é pelo caminho que estão espalhadas as peças para montarmos a Maquina; e se não estivermos atentos podemos deixar passar uma ou outra.
Entre o Mestre e o Aprendiz existe o Caminho. E “entre o Céu e a Terra existe muito mais do que imagina nossa vã filosofia”


::: posted by Map Rezende at 2:29 p.m.


 
Bom o trabalho ficou pronto, ja ate entreguei. ficou muito clara pra mim a condicao Mestre-Aprendiz; na verdade nunca fui de questionar muito o metodo de um professor, sempre fui mais de buscar respostas sozinha, me questionando, e observando meus progressos. Sempre respeitei muito aquela pessoa que sabe mais do que eu sobre algum assunto, pois assim conquisto o direito de aprender. Mas existe uma coisa que esta me incomodando, talvez a minha "mania" de perfeicao, (mais um exemplo de como isso atrapalha minha vida), eu fico tao preocupada se estou fazendo um exercicio corretamente, se vou obter o maximo de resultado (pois nao tenho tempo pra medio, muito menos minimo), que muitas vezes me desconcentro. Ao ler o livro entendi o porque disso me incomodar tanto, fico disperssa durante o caminho pois me preocupo com o final dele. Eu sei tenho que relaxar, tudo bem vou continuar repetindo pra mim mesma "relax baby, relax".
Uma outra coisa que esta atrapalhando meu processo de aprendizado, e a minha preocupacao em ganhar a confianca e o respeito do Mestre, pois preciso desse direito de aprender tudo que for possivel, e isso tambem depende do quanto ele esta disposto a me passar.
Para piorar tudo, como todo "bom" filme de Roliudi (menina essa sua ideia fixa de "Roliudi" ta demorando a passar ne, ainda bem que, pelo menos, voce desistiu da ideia de fazer no seu trabalho um paralelo do livro com o "Guerra nas Estrelas"), acaba de ser lancada a sequencia da minha "mania de perseguicao" : "Mania de perseguicao II" desta vez mais destemida do que nunca, e voltada nao so aos amigos, mas se extendendo tambem aos professores, nao percam! Num cinema que so funciona dentro da cabeca maluca da Juliana!
SOCORRO!!!!
Somebody save me!!!

::: posted by Map Rezende at 1:10 p.m.




Powered by Blogger